AUTOMAÇÃO DE AVÍARIO EM GRANJA DE AVES DE CORTE

 

Projeto de automação para aviário com DMI 02XT.

 

Integrador --  ISSO Telecom

 

 

Projeto Aviário Inteligente com DMI

Elton Roberto Hein, agricultor e empreendedor da área de agroindústria, proprietário de um aviário de criação de aves de corte para abatedouro da SADIA com capacidade para 30 Mil frangos, situado em Venâncio Aires no Rio Grande do Sul, é um dos pioneiros na utilização do DMI como ferramenta de automação para agroindústrias. Após buscar várias soluções para problemas comuns no seu aviário e também comuns na maioria dos aviários atualmente em funcionamento, como entupimento de silo, falhas na rede elétrica, higienização de veículos que entram na área do aviário, excesso de temperatura, controle de iluminação, entre outras situações corriqueiras, encontrou no DMI uma ferramenta completa, capaz de suprir totalmente suas necessidades. O DMI lhe proporcionou maior controle sobre o empreendimento, pois além de unir monitoramento por vídeo, automação dos equipamentos instalados no aviário também gerencia o sistema de alarme implantado do local.

 

Funções desempenhadas pelo DMI neste projeto:
- Sensores indicam entupimento do silo e funcionamento das linhas de alimentação. - Ao detectar o silo entupido, o DMI aciona linhas de alimentação que desbloqueiam a tubulação e libera o fluxo de ração novamente. - Sensores indicam o desentupimento do silo. - Sensores detectam a entrada de veículos na área do aviário. - DMI inicia automaticamente o sistema de higienização de veículos. - Controla a iluminação, acionamento/desligamento mesmo remotamente pelo usuário. - Sensores monitoram a temperatura do local, e em caso de excesso o DMI aciona suas tarefas de reporte e controle. - Controla o desligamento das linhas de alimentação em caso de entupimento do silo, até que o mesmo seja desentupido pelo próprio DMI - Controla o acionamento do sistema de Nebulização mesmo remotamente pelo usuário. - Controla sistema de ventilação, reportando falhas na ventilação mínima necessária no local. - Possibilita mesmo remotamente o acionamento de grupos de ventilação. - Controla o sistema de alarme por infravermelho instalado nas salas de controle do aviário.

Qualquer evento que não esteja de acordo com as tarefas programadas no DMI, são detectados pelos sensores e reportados por e-mail, mensagem SMS para celular e também mensagens instantâneas no painel de controle Web.

Todas as ações, como desentupimento de silo, higienização de veículos, alertas por excesso de temperatura, falha na ventilação mínima, etc, permanecem no LOG de eventos do DMI e também são enviadas por e-mail para o usuário neste projeto, mantendo assim um relatório completo dos eventos ocorridos no local.

Depoimento do usuário:

"Agora posso ficar mais tranquilo pois minha lavoura fica distante do aviário, e constantemente tenho que me deslocar até a cidade, antes de automatizar os equipamentos com o DMI e contar com os reportes através de mensagens por celular, e mensagens no painel de controle pela internet, alguém tinha que ficar permanentemente nas dependências do aviário, até mesmo dormir no local, pois qualquer falha, por menor que seja, pode causar grandes prejuízos e eu não tinha como saber sem alguém permanentemente no local."

Imagem do sistema visualizado pela internet, simplesmente utilizando o navegador.

Venâncio Aires - RS Rua Osvaldo Aranha, n°2200 Comercial: contato@issotelecom.com.br comercial@issotelecom.com.br Fone: (51) 3287 6790 Suporte: matheus@issotelecom.com.br Fone: (51) 3287 6791 gilson@issotelecom.com.br Fone: (51) 3287 6792 Financeiro: financeiro@issotelecom.com.br

Empresa Soluções Produtos Suporte Contato